sexta-feira, 1 de outubro de 2010

o fim da novela dos urubus

Acabou de sair na Folha, agora às 18:30, a decisão do IBAMA de retirar os urubus da Bienal de SP, na obra infeliz de Nuno Ramos. Os animais, como o Douglas até tinha me alertado, não eram de cativeiro, eram do Paque dos Falcões, em Itabaiana (SE). A Bienal tem cinco dias pra fazer valer essa decisão. 
Vamos ver mais pra frente como será a repercussão disso...
beijos
luisa




01/10/2010 - 18h34

Urubus terão de ser retirados de obra da Bienal

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO
Foi revogada nesta sexta-feira (1º) a licença do Ibama, órgão de defesa do meio ambiente, que o artista Nuno Ramos tinha para manter três urubus vivos em sua instalação na Bienal de São Paulo. Ramos, autor da obra "Bandeira Branca", tinha uma licença de transporte e exposição dos pássaros.
Urubus da Bienal passarão por perícia
Acompanhe a cobertura completa da Bienal

Em notificação hoje à Bienal, o Ibama determinou a retirada dos animais em cinco dias, afirmando que "as instalações estão inadequadas para a manutenção das aves".
Segundo o parecer técnico do órgão, o principal problema no viveiro montado pelo artista na Bienal é a falta de luz solar e ventilação prejudicada dentro do edifício, o que afetaria as aves. Também ficou determinado que as aves sejam devolvidas ao local de origem, o parque dos Falcões, em Itabaiana (SE).
Técnicos do Ibama estiveram hoje no pavilhão da Bienal para vistoriar a obra e entregar a notificação aos responsáveis pelo trabalho. À Folha, o Ibama informou que a visita hoje ao Ibirapuera foi motivada por denúncias recebidas por telefone e por e-mail.
Na última quinta-feira, dia 23, também foi instaurado um inquérito pela 1ª Delegacia do Meio Ambiente para apurar o caso. O Instituto de Criminalística então periciou as aves e deve emitir um laudo dentro de 30 dias.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Roberto Carvalho Naves, o artista e outro responsável pela obra deverão ser ouvidos na próxima quinta-feira, em São Paulo.
Eduardo Knapp/Folhapress
Urubus vivos que fazem obra da obra "Bandeira Branca", do artista Nuno Ramos, na Bienal
Urubus vivos que fazem obra da obra "Bandeira Branca", do artista Nuno Ramos, na Bienal de Artes de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário