terça-feira, 9 de novembro de 2010

é o seguinte...

o ótimo programa "Cultura Documentários" segue a linha bandida de não colocar em seu site a programação do mês inteiro de exibição. Então ficamos nós, usuários, que nem bobocas atualizando a página para ver se chegou coisa nova...E chegou!
Aí vai:


12 de novembro 
Até a lua
(John Curtin/2008/Canadá)
Esse filme oferece uma visão alegre, excêntrica de nosso relacionamento com nossa vizinha mais próxima e mais romântica no céu.Uma colisão interplanetária afastou a Terra da Lua há mais de quatro bilhões de anos. Nós nos unimos brevemente quando os astronautas pisaram na lua 40 anos atrás. Agora, em 2009, esse relacionamento reatou-se novamente.
Empresas particulares estão construindo foguetes para ir à Lua, a Nasa planeja um assentamento humano lá e cientistas dizem que a potência do solo lunar poderia resolver nossa crise de energia.
De Shakespeare às canções de amor populares, a lua influenciou profundamente nossa cultura. A ausência do luar condenou o Titanic, enquanto cidades inteiras foram destruídas na 2ª Guerra Mundial nas noites de luar. Hoje está de volta a arte antiga da jardinagem de acordo com as fases da lua, enquanto ainda se discute se a lua cheia induz todos os efeitos a ela atribuídos. 
11 de novembro 
De Mao a Mozart 
(Isaac Stern/1980/China)
Na entrega do Oscar a um clássico de todos os tempos, De Mao a Mozart, o violinista Isaac Stern diz “A melhor maneira de aprender a respeito de outra cultura é conhecer os profissionais de sua profissão”. E assim, em 1979, ele fez uma viagem à China, como hóspede oficial do governo, para dar concertos, viajar pelo interior e dizer “alô com música”. O cineasta Murray Lerner filmou essa viagem, conquistando o Oscar de Melhor Documentário de 1981.
Stern lembra vagamente Burt Lahr, o comediante conhecido para sempre como o Leão Covarde em O Mágico de Oz, um homem de rosto redondo, alegre com um sorriso generoso. O mais surpreendente é vê-lo agir com séria determinação. Quando Stern dá aulas aos jovens violinistas chineses e corrige a Orquestra Sinfônica de Pequim, desaparece a imagem gorducha do tio americano. Stern, agora um violinista legendário e considerado um dos mestres do violino do século 20, é um artista que leva sua arte muito a sério.
10 de novembro 
Testemunha imaginária
(Daniel Anker/2003/EUA)
Este documentário conta pela primeira vez a história fascinante do complexo da indústria cinematográfica americana e as reações contraditórias aos horrores da Alemanha nazista. Usando trechos cuidadosamente escolhidos e relatos originais de diretores, atores, escritores e produtores, este filme abrange as películas mais importantes de Hollywood que abordam a questão. “Testemunha Imaginária” nos leva a fazer uma jornada de 60 anos, da ambivalência da América e da negação durante o apogeu do nazismo, através do silêncio dos anos pós-guerra, até que finalmente os mais profundamente afetados pelos acontecimentos, os sobreviventes, começaram a falar e a comunidade artística de Hollywood reagiu com vários filmes fortes e comoventes como: A lista de Schindler e O pianista, atraindo milhões de espectadores no mundo inteiro.
Destinado a se tornar um clássico, este documentário faz perguntas difíceis: a respeito do relacionamento contrafeito entre a cultura popular americana e o Holocausto, a responsabilidade de cineastas ao reimaginar para a tela o mais terrível sofrimento humano em escala tão grande e o poder do próprio filme de dar forma e refletir a história e a memória.
Apresenta entrevistas francas com os diretores Steven Spielberg, Sidney Lumet (O homem do prego), Dan Curtis (Guerra e lembrança), Vincent Sherman (A voz da liberdade), o ator Rod Steiger em sua última entrevista fala de seu papel mais aclamado em O homem do prego, sobreviventes, incluindo o ator Robert Clary e o produtor Branko Lustig, o escritor/palestrista sobre o Holocausto Michael Berenbaum, o historiador Neal Gabler, a scholar Annette Insdorf. Além disso, trechos únicos de noticiários e de filmes, incluindo a A lista de Schindler, A escolha de Sofia, Confissões de um espião nazista, Tempestade mortal, O diário de Anne Frank, O pianista, versões para a TV e para o cinema de O julgamento de Nuremberg (a última com Spencer Tracy) e as minisséries para a TV Holocausto e Guerra e lembrança.

09 de novembro 
Bienal de São Paulo na Cultura
(Helio Goldsztejn/2010/Brasil) 
A 29ª Bienal abre o debate e discute o próprio evento no programa especial da TV Cultura que apresenta as principais obras que integram o maior evento de artes plásticas do país. Com direção geral de Helio Goldsztejn, roteiro e edição de Sonia Guimarães ,o documentário é conduzido por três artistas plásticos: Paulo Pasta e Luiz Hermano (ambos com experiência em Bienais passadas), e Rodolpho Parigi,um dos expoentes da nova geração.
Os três percorreram o pavilhão projetado por Oscar Niemeyer, comentando as principais criações exibidas nesta edição da mostra. Destaque para a bela e polêmica instalação "Bandeira Branca" de Nuno Ramos (que enfrentou protestos contra a utilização de três urubus vivos retirados por determinação do Ibama).

O programa mostra em detalhes a instalação que vem fazendo enorme sucesso sobretudo entre o público infantil: "A origem do terceiro mundo", de Henrique Oliveira. Paulista de Ourinhos, Henrique está se firmando no exigente cenário das artes plásticas pela habilidade incomum para manipular retalhos de madeira descartada. Nossos convidados fizeram questão de se demorar diante de uma das primeiras obras que o público vê ao ingressar no pavilhão: a série de pinturas "Matéria noturna", do paulistano Rodrigo Andrade. Numa edição com poucas pinturas, Rodrigo Andrade chama a atenção pelas telas densas de tinta (resultado de anos testando a superposição de camadas grossas de tinta, que resultam em relevos incriveis). Com depoimentos doa artistas plásticos Rodrigo Andrade, Nuno Ramos, Gil Vicente e Henrique Oliveira, dos curadores ca Bienal Agnaldo Farias e Moacir dos Santos, do presidente da Fundação Bienal Heitor Martins, do crítico Jorge Coli e opiniões do público visitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário