terça-feira, 2 de novembro de 2010

pra não perder


Cultura Documentários 


 
 
Com apresentação do jornalista Amir Labaki, fundador do mais expressivo festival do segmento, o programa Cultura Documentários exibe uma generosa lista de produções raras e inéditas. Os títulos são dos mais diversos, muitos deles premiados – no meio, tem vencedores de Emmy e de Oscar. Há preciosidades como Cartas ao presidente, Nota a nota: a fabricação do Steinway L 1037, Bukowski, Esquecimento e De Mao a Mozart. Os documentários são distribuídos em cinco grandes grupos, de acordo com o dia da semana: biografias, produções nacionais, artes, longas-metragens e sociedade. "É uma forma de localizar o espectador", esclarece Labaki.

Às terças-feiras a emissora exibe uma seleção de filmes nacionais que dialogam sobre a nossa cultura e representam uma amostra da diversidade nacional.

05 de novembro 
05 de novembro 
Plástico
(Ian Cinnacher/2008/Canadá) 
Plástico é uma jornada global perturbadora para investigar o que realmente sabemos a respeito do material de mil usos e por que este existe em tão grande quantidade. No percurso descobrimos o desperdício mundial e um legado tóxico, mas também encontramos os homens e as mulheres que se dedicam a removê-lo.  É um documentário a respeito de soluções para sua poluição. Foram três anos de filmagem em 12 países de 5 continentes, incluindo duas viagens ao meio do Oceano Pacífico onde o entulho plástico acumula. O filme delineia a trajetória do plástico nos últimos 100 anos e apresenta várias entrevistas com especialistas nas mais práticas e atuais soluções para reciclagem, toxicidade e biodegradabilidade. Essas soluções proporcionarão aos espectadores uma perspectiva promissora quanto ao nosso futuro com o plástico.
 
04 de novembro 
04 de novembro 
Além do jogo 
(Jos de Putter/2008/Países baixos)
Um olhar no mundo de um jogo online fascinante, incrivelmente popular no universo dos cybergames, o Warcraft, o "jogo de quem pensa". O filme acompanha os melhores jogadores do mundo na preparação para o Campeonato Mundial de Cybergames: Sky (chinês) e Grubby (holandês, o campeão mundial atual e o anterior. O filme retrata a vida desses dois jogadores a caminho de seu duelo final, como se fosse um faroeste supermoderno.
01 de novembro 
01 de novembro
Karsh: Fotografia e história 
(Joseph Hillel/2009/Canadá)
O filme ilustra os múltiplos significados que pessoas comuns, como também críticos, curadores e filósofos, atribuem a fotógrafos retratistas e através do prisma desses significados, retrata a carreira singular de Yousuf Karsh, o maior dos criadores de mitos. Karsh, um imigrante, foi um fotógrafo comercial que se tornou mundialmente famoso "Karsh de Ottawa". Desde muito cedo, seu status começou a alcançar tal aceitação universal que suas fotos elevavam os modelos ao Panteão da Hagiologia Secular. Ser "Karshed" era sinônimo de ter atingido o auge da realização mundana. Durante as seis décadas de sua carreira, os 15.312 retratos que fez constituem, sem dúvida alguma, a galeria de retratos das figuras mais famosas do século 20, o que o coloca entre os maiores fotógrafos desse século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário