terça-feira, 14 de dezembro de 2010

bienal de SP - Alessandra Sanguinetti

Ah, a Bienal...esse evento de qualidades inúmeras -  que hoje conta com um público não sei quantas vezes abaixo do esperado -  pôde contar comigo, na última sexta, para visitá-la. Não fiquei o dia inteiro, não senti necessidade para tanto, mas realmente, algumas obras são muito bacanas (e valem a re-visita no mundo da internet). Outras, bem ruinzinhas, e sobre essas não vale a pena escrever.

Vai aí a seleção da vez:

No primeiro andar da Bienal....

não vá pela esquerda, vá pela direita. Assim, passará pelo corredor de fotografias de Alessandra Sanguinetti. Neste conjunto, a fotógrafa expõe imagens de dois projetos (Las aventuras de Guille y Belinda y el enigmático significado de sus sueños e El devenir de sus dias)  em que acompanhou duas primas da zona rural argentina  - Guille e Belinda - por um período de aproximadamente dez anos. Nesse meio tempo, fotografou tanto a entrada das meninas para a vida adulta, quanto a performance de seus sonhos. O resultado é muito bonito, e faz pensar sobre a importância do elo  para além do click entre quem fotografa, e quem é fotografado. O resultado, pelo menos nesse caso, é magnífico: expira cumplicidade e intimidade.
Boa parte das fotografias (senão todas), podem ser vistas no site de Sanguinetti. Mais informações, também podem ser encontradas no site da Bienal.

Ophelias, 2002 © Alessandra Sanguinetti

The black cloud, 2000 © Alessandra Sanguinetti

Madonna, 2001 © Alessandra Sanguinetti

The Nanny, 2006 © Alessandra Sanguinetti


Summer bath, 2000 © Alessandra Sanguinetti

The Wedding Bed, 2007 © Alessandra Sanguinetti

continua no próximo post, o próximo artista!

4 comentários:

  1. Oi, Lú. Visitei a Bienal, mas não curto muito arte contemporânea, talvez porque a primeira coisa que eu vi quando entrei foi um senhor desnudo amassando frutas pelo corpo (não me chamou mta atenção). Hehe. Mas essa coleção de fotos da Alessandra Sanguinetti foi uma das coisas que eu mais gostei, inclusive tema de um dos meus trabalhos de rádio na cásper. A do piano (Tatiana Blass) também gostei. Beijos, Rafa!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahhahahahaha
    eu tbm não sou muito fã tbm dessas artes contemporâneas, tenho que estar muuuito inspirada - o que não acontece com muita freqüencia!

    Esse seu trabalho da rádio na Cásper dá pra ouvir em algum lugar.

    ALIÀS, que história é essa de vc ter um blog e eu não estar informada? hahahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. opa: o "Esse seu trabalho da rádio na Cásper dá pra ouvir em algum lugar" é uma pergunta, não uma afirmação!

    ResponderExcluir
  4. hahaha, aquilo nao eh um blog. eh uma tentativa de blog que nao deu certo e ja foi abandonada. hehehe. nem sabia q ele aparecia no meu comentario.

    da pra ouvir meu trabalho nesse link http://mais.uol.com.br/view/7717200 mas nao eh uma obra de arte nao viu, eh um trabalho daqueles feitos bem nas coxa, ultimo bimestre ninguem precisa de nota, o professor eh chato, etc, etc, etc. hahahaha bjos lu

    ResponderExcluir