segunda-feira, 25 de abril de 2011

Os nuer do sul do Sudão

Para quem se aventura nos estudos antropológicos, é caminho incontornável a leitura do clássico "Os Nuer: Uma descrição do modo de subsistência e das instituições políticas de um povo nilota" de Evans-Pritchard, escrito a partir de pesquisas de campo do autor no período que vai de 1930 a 1936. As razões de tamanha importância são várias, e entre elas podemos assinalar o esforço em compreender - e construir - uma 'estrutura social' específica, de forma a trazer para o leitor insights do modo de vida e de visão de mundo dos nuer. E tudo isso, feito de forma clara e verossímil, o que não é de pouca importância.

Está claro que, depois da década de 1930, e do estudo de Evans-Pritchard, essas pessoas - os nuer - não desapareceram, e bem, até aí, nenhuma novidade lógica. No entanto, se elas não desapareceram, como elas estão? Em 1996 foi publicado pela University of California Press o livro: "Nuer Dilemmas: Coping with Money, War, and the State", de Sharon Hutchinson, hoje professora da Universidade Wisconsin-Madison (currículo e outras informações aqui), que respondeu parte dessas questões. Diferentemente do trabalho de EP, que na ocasião de seu estudo analisou as incursões árabes pelo território nilota como algo de pouca importância para se entender a lógica local, Hutchinson destaca como central para compreender a dinâmica social nuer  a relação estabelecida entre o norte e o sul do Sudão. Afinal, desde a pesquisa de Evans-Pritchard o domínio colonial anglo-egípcio havia se esfacelado (1898 - 1955), e o país passara por dezessete anos de guerra civil intensa (1955-1972). Assim, na 'boca do povo nuer' não estavam mais diferentes assuntos que rodeavam vacas, bois e atividades pastoris, mas sim, discussões sobre política nacional, movimento de tropas armadas na região, o petróleo abaixo dos pés etc. É neste novo cenário que a antropóloga faz seu estudo.

Estudo este que já faz mais de quinze anos e a pergunta então retorna: como estão os nuer, hoje? Quem procurar informações sobre o tema nos jornais brasileiros fica na mesma: as notícias veiculadas sobre o Sudão são poucas e superficiais. Em 2001, Beatriz Perrone Moisés escreveu um artigo sobre os conflitos recentes na região, mas  o texto já completa 10 anos, e embora estejamos cientes que no início deste ano (2011) o país passou por um plebiscito que votou a independência da região sul do país, ainda ficamos  carentes de informações mais atualizadas.

Neste sentido, listei alguns sites que podem ajudar aos interessados  a saber novas informações. Embora a partir delas não possamos saber como estão 'os nuer', podemos ter um vislumbre da situação sudanesa em geral, o que é melhor do que nada:

- O site mais didático que encontrei é o do jornal The New York Times, em inglês. Em uma página que reúne informações e reportagens sobre o país, é explicado o movimento de independência do sul sudanes com ajuda de fotos, infográficos e vídeos. É o site que mais vale a pena visitar, para se informar rapidamente sobre a situação na região.

- Outro site, em francês, é o da TV5. A TV5 possui programas exclusivamente voltados para o continente africano, inclusive um telejornal diário, que pode ser visto online. No entanto, as informações sobre o sul do Sudão não estão tão bem sistematizadas como no site do The New York Times.

- Por último, o portal South Sudan News Agency, exclusivamente voltado para assuntos da região.

Bom proveito!

3 comentários: