terça-feira, 5 de outubro de 2010

as eleições 2010

Sou mesária há três eleições. Todas elas trouxeram alguma coisa digna de nota. A primeira em que trabalhei estava muito curiosa e até um pouco feliz com a situação. Quando a gente trabalha na eleição damos conta de muitas coisas. E também aprendemos muito, até mesmo sobre como funciona o processo eleitoral. Na segunda vez, foi um pouco chato. Poucos cargos a serem votados, as pessoas saiam e entravam na seção muito rapidamente, o trabalho era pouco e as horas passavam lentamente. Na terceira, algumas notas

- Engraçado como sempre reconhecemos algumas pessoas. No meu caso, sempre reconheço a Dona Mafalda, uma senhora de oitenta anos, sempre bem vestida sem ser madame. Dessa vez veio com um colarzinho de pérolas. Muito simpática.

- Ninguém da minha seção usou a digital no caderno eleitoral. Todos assinaram o caderno. Alguns com traços bem rápidos. Outros com bastante dificuldade e muito zelo. Quando ofereci o caderno a um senhor ele brincou comigo: 'Não, não...vou carimbar o dedo`.Eu fui feliz pegar a esponja de tinta, até então imaculada. Ele disse recusando: `Não!!! Eu estava brincando! Imagine só eu sair por aí com o dedo manchado de tinta. Todo mundo vai ver e pensar: ó, esse cara aí ó...`. E eu pensei: diferenças se inscrevendo nos corpos ainda que momentaneamente. Corpos marcados carregando distinções sociais. Zelo ao corpo para que não passe as mensagens que geram discriminação. Consciência da discriminação. Será que eu perceberia isso se não tivesse feito sociais?

- Pintaram o banheiro da escola. Agora o banheiro feminino tem uns rosas meio brilhantes em algumas paredes. Em uma porta de banheiro estava escrito: Fulana, eu te odeio. E se quiser pode vir tirar satisfação comigo, sua vaca. Assinado Sicrana. Simpático, não?

- Na minha seção houve seis votos para o Tiririca. Apenas um voto para o Plínio.

- No segundo turno, sejam simpáticos. Levem uma caixa de bom-bom para os mesários. A gente fica feliz quando lembram da gente (como uma senhora da seção ao lado da nossa sempre lembrava. No meio tempo da eleição de 2008 e essa ela faleceu. Então suas filhas vieram nos avisar e nos trouxeram uns docinhos)

Um comentário: