quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Auto-propaganda

O título já avisa que ninguém é obrigado a ler =)
Saiu nessa semana (na terça, dia 24 de janeiro) o caderno especial da 52a turma de treinamento da Folha de S.Paulo.
Tive o prazer de fazer parte desse programa e acho legal colocar aqui as reportagens com as quais pude contribuir para o projeto final!
Aí vão!

Essa acho que entra no 'Pra cientista social ler'... Escancara um pouco a violência no seio familiar e bem, pude conversar com a Amanda Marques de Oliveira, pesquisadora sobre o assunto.

Os textos abaixo, na verdade, originalmente eram um só. Mas depois achei melhor separar. Quando conversei com as psicólogas, elas enfatizaram a questão de que a aposentadoria deve ser bem pensada antes de ser vivida. Então também fui atrás de pessoas que se dedicavam a ajudar outras pessoas a passarem por esse momento e acabei separando em duas matérias. Acho que se casam, no entanto.

Acho que foi a matéria que mais me surpreendeu, esta abaixo. E na verdade, é uma entrevista com a professora Guita Grin Debert (não uma reportagem). Acho que a professora colocou um ponto muito interessante. Pelo que entendi, se é bacana pensarmos em como viverá a geração com mais de 50 anos nos próximos anos, é urgente então também começarmos a pensar no que acontecerá com essa mesma geração quando eles chegarem a uma idade que implique na perda de sua autonomia. Queremos, quando ficarmos mais velhos, morar com nossa família? Não queremos, mas não teremos opção porque a outra opção será um asilo degradante? E aí? Será que não estão faltando opções?

Nenhum comentário:

Postar um comentário