sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Para cientista social ler 4

Do boletim do IBRAM

Projeto apoiado pelo Ibram vai reconstruir museu no HaitiO Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) assinaram nesta terça-feira (17) acordo para a reconstrução do Museu de Arte Haitiana do Colégio de Saint-Pierre, localizado em Porto Príncipe.
Um dos principais museus do país caribenho, a instituição, que completa 40 anos em 2012, teve suas estruturas arquitetônicas afetadas pelo terremoto de grandes proporções que atingiu o Haiti em janeiro de 2010. Parte de seu acervo também foi afetada pelo abalo sísmico.
A parceria tem como objetivo a completa recuperação arquitetônica do museu, além de desenvolver atividades de formação e capacitação no âmbito da museologia, elaborar uma política de museus para o Haiti e conferir maior visibilidade internacional à produção artística haitiana.
Ao Ibram caberá a execução do projeto, garantindo o desenvolvimento técnico do trabalho através da indicação de peritos e especialistas que irão atuar nas áreas acordadas, em estreito relacionamento com a Agência Brasileira de Cooperação e o governo do Haiti. O projeto tem duração prevista de um ano e será realizado com recursos da ABC.
A expectativa é que ao final do trabalho o Museu de Arte Haitiana esteja recuperado e reaberto, com seu plano museológico elaborado, e que profissionais de museus do Haiti e gestores públicos do setor cultural do país estejam capacitados para o desenvolvimento de uma política pública de cultura voltada para o campo dos museus e da memória social.

Encontros sobre museus comunitários têm inscrições abertasEstão abertas as inscrições para o IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários (EIEMC), que acontece em Belém (PA) de 12 a 16 de junho.
O evento, que traz como tema “Patrimônio e Capacitação dos Atores do Desenvolvimento Local”, é voltado para o público que atua em ecomuseus, museus comunitários, museus de território, museus de percurso, museus vivos, museus de periferia, museus de rua e outros processos.
Mais informações podem ser encontradas no site da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários ou junto ao Ecomuseu da Amazônia, pelo e-mail ecomuseuamazonia@gmail.com ou pelo telefone (91) 3267-3055.

Nenhum comentário:

Postar um comentário