sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Para cientista social ler 6

Demorou dessa vez, mas vamos lá. Será uma salada de datas

Domingo, 22 de janeiro de 2012 - Folha de S. Paulo

Mais sobre a situação dos haitianos e uma reportagem muito interessante sobre famílias que estão se formando no Brasil com maridos do Haiti.
Exigência de visto para imigrantes que chegaram depois do dia 13 impede que eles deixem a cidade do Amazonas
Governo brasileiro não regulariza situação e tampouco providencia voo para levá-los
de volta a seu país

Interessantíssimo pensar nessa mudança de perfil. O que fez com que isso acontecesse? Isso influencia a forma que as pessoas se relacionam com a religião católica?
Religiosos oriundos de ordens e congregações cedem espaço para sacerdotes com estilo mais 'profissional'
Dados também indicam que igreja tem revertido tendência de encolhimento do número de padres

Chamo a atenção para a segunda parte da coluna do Elio Gaspari, em que ele fala um pouco de algumas mudanças nos últimos anos que permitem que autores passem a ser seus próprios editores (para vendas de livros em tablets e afins)
O FUTURO DOS LIVROS DIDÁTICOS


 Vejo essa reportagens e penso: será que está acontecendo uma mudança de sensibilidade em relação à dor animal? Impossível não lembrar do livro 'O homem e o mundo natural', de Keith Thomas - que na verdade mostrou que isso já aconteceu. Mas eu fico pensando se não estamos vendo mais um episódio dessa história. Porque isso, agora, está chegando mais às páginas dos jornais...Talvez uma mudança de sensibilidade jornalística à dor animal? Não sei..
Disque-Denúncia registra rinha de canários, cães confinados e mortes
No interior, aumento é de 35%; números podem ser maiores, já que queixas também são feitas à polícia



Para as pessoas que acompanham o mercado de arte e o mercado musical
Cenário da música clássica no país tem falências, pedidos de concordata, redução salarial de músicos e greves. Quedas nas doações e na venda de ingressos obrigam instituições a reestruturar operações para cortar custos


Outras coisas

Escrevi um post sobre algumas reportagens que sairam na Folha que tratam da liberdade de imprensa no Brasil. Uma diz respeito a cobertura da Folha em relação a desocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos. Vale a pena dar uma olhada. A reportagem do jornal, no dia 24 de janeiro de 2012, marcou uma posição bem forte dos repórteres, ao meu ver, a favor dos moradores.

Não por coincidência, uma outra reportagem, que saiu no mesmo dia, falava de uma cidade dos Estados Unidos que tratou do problema do crack como um problema de saúde pública, e não de polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário